Ticker

16/recent/ticker-posts

Série Meditação Diária da alta madrugada "A Pregação e o Pregador"

"A Pregação e o Pregador" 
Escrito Por Ronny Melo.
É do meu interesse registrar uma palavra acerca dessa tão árdua e séria tarefa que é a relação do Pregador com a Pregação da Palavra de Deus. Nisso pretendo de forma abrangente nas linhas seguintes destacar em pauta o que entendo que é extremamente necessário para nossa compreensão nesse contexto Cristão. A Pregação da Palavra de Deus é uma Ferramenta afiada que permite a aplicação das verdades do Eterno Deus na vida de todos que aceitam a Cristo como seu suficiente Salvador e Senhor de suas próprias vidas. 


Logo precisamos de uma forma mais técnica definir o que é "Pregação" ?
No Dicionário "Pregação" é: Ação de Pregar; Sermão ou assunto da prédica. Numa definição mais apurada e cristã a Pregação da Palavra de Deus é o ato de discursar a Bíblia Sagrada visando estabelecer os princípios éticos, morais e espirituais da mesma. Certo Pensador Cristão disse: "A pregação é a carruagem que eleva Cristo e rebaixa o mundo" Calvino considerado o Teólogo do Espirito Santo disse:



 Toda vez que o Evangelho é Pregado, é como se o próprio Deus viesse em pessoa para solenemente nos conclamar. É importante salientar que o Pregador tem que tomar alguns cuidados para que a "PREGAÇÃO" da Palavra de Deus seja límpida e autêntica. Primeiro a Pregação da Palavra de Deus não é para se auto promover.


 Tenho notado ao longo dos anos que vivo debaixo dessa dimensão de fazer a obra de Deus que muitos estão por traz dos púlpitos usando a Pregação para ter os aplausos. Muitos estão Pregando pensando nos holofotes no nome na agenda na fama nos títulos. 

Lógico que não estou generalizando... Deus tem seus Arautos na terra dos viventes que visam o Reino de Cristo e não o reino dos homens. A Pregação da Palavra do Bom Mestre(Jesus) é para aplicação do Reino de Deus nesse mundo caído no propósito de levar o ser humano a Deus. Portanto os que Pregam tome cuidado com os elogios e não permita que o seu nome e fama tome o lugar da Missão na sua vida. Disse João Batista: "O que importa é que Ele(Jesus) cresça e que eu diminua" Segundo a Pregação tem que ser Bíblica se tratando do contexto do Cristianismo. O que ocorre na vida de alguns que pregam é a problemática de não pregar uma mensagem Bíblica e sim uma mensagem baseada nas suas experiências. 


Não estou falando de usar a experiência para por exemplo dar um testemunho para edificação da Igreja. Por que um testemunho é louvável para fazer o cristão acreditar no seu milagre. Estou me referindo a mensagens que foge da Palavra de Deus e de interpretações a bel prazer onde o pregador diz o que o texto sacro não estar dizendo. Por essa razão toda vez que o Pregador vai Pregar a Palavra de Deus é preciso fazer três perguntas para o texto: O que o Texto diz? O que o texto quer dizer? E pra quem o Texto foi dito? Tendo essas três perguntas como critério de Interpretação Hermenêutica a Pregação sempre vai ser Bíblica. Terceiro o tempo da Pregação é importante logo ela(Pregação) tem que ter aquela regra da Redação: Inicio, meio e fim. 


Tem se discutido á muito tempo se a Pregação deve ter um tempo para ser apresentada. Uns se tornam até abusivos no uso do tempo e chegam a extrapolar pregando um sermão que eu chamo de sermão espada. Não por que é afiado e sim por que é longo e chato d ouvir. Aprendi com meus Mestres que a Pregação deve ser objetiva e concisa no seu teor. Logo vale aqui a filosofia cada caso é um caso. Se a Igreja estiver respondendo bem a mensagem pregada e for aquele culto onde o Espirito Santo estiver mandando um forte avivamento é compreensivo se o tempo passar. No entanto no geral é melhor deixar o povo com sede de ouvir o Pregador de novo do que deixar o povo inchado. Quarto coloque Introdução desenvolva o corpo do Sermão e a conclusão. 


Que Deus continue levantando muitos Pregadores/Pregadoras da sua Bendita Palavra para a nossa geração. E que os Pregadores tenham real compromisso com a Palavra Daquele que o chamou para sua maravilhosa luz. 
Coloque abaixo seu comentário do que é Pregação na sua opinião. Quem tem ouvidos para ouvir que ouça o que o Espirito diz a Igreja (...) Publicado e Escrito Por Ronny Melo