Ticker

16/recent/ticker-posts

Reflexão , Pregador itinerante é mercenário ?

Por Ev. Fracielio de Freitas.

Escrevi no post anterior sobre "cancelamento de agendas" e tive a infeliz sorte de ler os comentários de alguns, interpretando erroneamente meu texto como sendo sobre "cobrar para pregar", quanta ingenuidade!

Mas, aproveitando que a janela para esse tema se abriu, vou fazer uma rápida análise e comparação entre o pregador e outros casos de pessoas que vivem de igual modo da obra de Deus mas que nem por isso são vistas como mercandejantes do evangelho. Veja bem:

Milhares de escritores cristãos vivem as custas dos livros que produzem e vendem, cujo conteúdo é a palavra de Deus, mas não são mercenários.

Milhares de teólogos vivem totalmente as custas de ensinamentos da palavra de Deus, só que em ambientes acadêmicos, mas não são mercenários.

Milhares de cantores cristãos vivem as custas da palavra de Deus, as quais são pregadas em forma de música, mas não são mercenários.

Milhares de pastores lideram igrejas e pregam a palavra de Deus e vivem totalmente as custas disso, mas não são mercenários.

Porém, na cabecinha de alguns só os pregadores itinerantes é que são indignos de seu salário por fazer a obra; só os itinerantes é que são mercenários... Vai entender essa gente... Isso é o que chamamos de incoerência ou interpretação seletiva.

Obs 1. É óbvio que há um sem número de preguiçosos que não tem coragem de trabalhar e que querem viver as custas das igrejas mesmo sem ter chamada ministerial ou preparo bíblico-teologico.

Obs 2. É claro que há mercenários de toda natureza que só servem para extorquir o povo em nome da fé.

Obs 3. É claro que devemos combater firmemente aqueles que cobram para pregar, cantar e isso em valores exorbitantes.

Obs 4. Se pregador é mercenário por viver da obra, então pastores, cantores, escritores e teólogos também são, portanto, para ser coerente e imparcial, chame todos esses de mercenários e se recuse a consumir qualquer coisa que tais produzem, caso contrário vc não passa de um hipócrita conivente e parcialista.

Já leram quando Paulo disse que quem prega o evangelho (no caso aqui ele se referia aos que Deus chamou só para pregar o evangelho e não a qualquer um que se propõe) deve viver do mesmo, ou esse verso não tem nas bíblias dos críticos dos itinerantes autênticos, os quais apenas vivem para cumprir seu chamado e esperam com isso obter seu sustento?