Ticker

16/recent/ticker-posts

Lições básicas extraída na vida de Davi ao enfrentar Golias!

1-Davi não era militar mas estava lá a mando do pai (Jessé). Obediência e submissão a autoridade trás o sucesso na batalha!

2-Levou pão e queijo para os irmãos e pedra para o gigante, hoje as coisas inverteram-se alimentam os gigantes e apedrejam os irmãos!

3-Davi perguntou se teria alguma recompensa para quem matar o filisteu, ou seja não queria lutar em vão. apesar da salvação não ser pela obra mas tudo que fizemos na obra de Deus, o Senhor tem contemplado!

4-Golias conseguiu acabar psicologicamente com exército de Israel usando terror psicológico, todos fugiram (v.24) menos Davi.

5- Eliabe irmão mais velho de Davi queria distrai-lo mas Davi entendeu que na batalha não é lugar de discutir, nem mesmo ficar distraído, estava focalizado no gigante!!

6-Saul reprovou a Davi mesmo sem vê-lo lutar antes, mas Davi estava invicto com 2 vitórias (Leão e urso). geralmente o urso termina sua luta em pé, e em pé chega a ultrapassar 3 metro de altura como golias tinha aprox.3m de altura, Davi queria dizer já enfrentei adversários maiores, tenho experiência.(as maiores vitórias acontecem no anonimato quando não há ninguém pra registrar). Que pena Davi não existia facebook kkkkkkkk.

7- Davi rejeitou armadura de Saul por 2 motivos.1-Saul era alto e ele baixo não servia. 2-Roupa de medroso não serve em corajoso! Preferiu usar aquilo que ele já tinha habilidade! Há pessoa que faz  força mesmo sabendo q não é área dele!

8- Pegou a funda (Brasil tiradeira ou estilingue, Angola fisga) porque entendeu que não era gigante mas pássaro.
uns enxergam gigantes (problemas grandes) outros pássaros (coisas pequenas ou simples).

9-Pegou 5 pedras mas usou apenas 1, os inteligentes sempre reservam algo para os dias maus, não gastam todas energias no mesmo dia, sabendo que os gigantes voltarão atacar no cansaço ou desânimo(2Sm21:15).

10-Davi lançou a pedra mas creio q não foi a pedra q derrubou o gigante, senão teria caído para atrás, como Deus precisava um voluntário pra tirar afronta de Israel, Davi lançou a pedra e Deus deu um toque no gigante para frente, por fim Davi usa a espada de Golias para arrancar a cabeça. aquilo q não te mata fortalece. Para acabar com inimigo e ter vitória na guerra precisamos ter espada "palavra."  pastores, pregadores, mestres, usemos mais a palavra!

11- Davi entrou na batalha desacreditado pelos irmãos e rei, mas saiu aplaudido.
geralmente é assim duvidam depois aceitam. alegria é nossa mas a glória é de Deus!

Em Cristo Pr.Edgar Manuel