Ticker

16/recent/ticker-posts

Arqueólogos dizem ter achado local onde o apóstolo Pedro nasceu

A igreja foi encontrada em El Araj, situado entre os locais bíblicos de Cafarnaum e Kursi.
Arqueólogos israelenses anunciaram ter encontrado uma igreja na região da Galileia e que ela teria sido erguida no local da antiga casa dos apóstolos Pedro e André. A igreja foi encontrada em El Araj, situado entre os locais bíblicos de Cafarnaum e Kursi.

O anúncio da descoberta foi feito na semana passada por Mordechai Aviam, líder das escavações arqueológicas onde a igreja foi encontrada. A região seria um dos locais mais importantes entre as narrativas do Novo Testamento.

Segundo Aviam, o local era antigamente conhecido como Betsaida, uma vila de pescadores onde Pedro e seu irmão André, ambos escolhidos como discípulos de Jesus Cristo, teriam nascido. Pedro é considerado o primeiro líder da Igreja.

O discípulo tornou-se um dos três mais íntimos de Jesus Cristo, juntamente com Tiago e João. Ele também viveu as maiores experiências ao lado do Mestre, tendo testemunhado grandes milagres, entre eles a transformação de seu temperamento.

A igreja descoberta corresponde a uma descrição do arcebispo Willibald, sobre uma viagem que fez a Betsaida no ano 725. Ele afirma que no local de nascimento de Pedro e André havia sido construída uma igreja.

“Entre Cafarnaum e Kursi, há apenas um lugar que esse visitante do século VIII descreve como igreja”, explica Aviam, segundo a Agência France Presse. “E descobrimos esta igreja”, completou.

O pesquisador afirma que o que foi descoberto é apenas um terço da igreja, mas não há dúvida de que se trata de um local religioso cristão. Ele afirma que toda a estrutura e construção do local apontam para o período bizantino.

“A estrutura é a de uma igreja, as datas (de construção) são do período bizantino, os mosaicos no chão são típicos do período”, disse ainda.

Nas escavações também foram descobertos vestígios de uma aldeia romana, com “cerâmica, moedas, argila dura e característica de casas judias do primeiro século”, explicou o arqueólogo.

As pesquisas no local iniciaram há 2 anos e ainda existe muito o que avançar, segundo o professor americano R. Steven Notley, que acredita que antes de estabelecer certeza sobre o local, é preciso explorar mais os achados.

“Encontrar uma inscrição descrevendo em memória de quem (a igreja) foi construída seria uma boa maneira de se ter certeza”, declarou Notley ao jornal israelense “Haaretz”. Matéria Gospel Prime