Ticker

16/recent/ticker-posts

FMB realiza em Baturité café da manhã com Pastores e líderes.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira no auditório da FMB( faculdade municipal de Baturité) um café da manhã para pastores e líderes.
 
Pastores e professores do maciço de Baturité estiveram prestigiando este momento de comunhão, na ocasião o palestrante do encontro foi o pastor Valter silveira( presidente da Assembléia de Deus em Beberibe e secretario executivo da semadec).
 O diretor geral da faculdade, pastor Edilson castro esteve presente e falou da satisfação de contemplar o que Deus está fazendo por intermédio da FMB, O Pr. Aldeziro junior esteve conduzindo o encontro e a parte de devoção.
Pastor Rogério Rodrigues, Pr. Carvalho Júnior e outros pastores e professores estiveram prestigiando este momento importante para o maciço de Baturité.
 Pastor Edilson castro em seu pronunciamento falou que está chegando uma novidade para o ano de 2021, pois o centro educacional será uma escola de ensino cristão com professores cristãos.
 As classes serão do primeiro ao quinto ano infantil, ou seja ,agora os pais cristãos teram a oportunidade de colocarem os seus filhos em uma escola cristã e com professores preparados e tementes a Deus.



Conheça mais sobre a FMB

FMB
SOBRE A FMB
MISSÃO INSTITUCIONAL
A Faculdade do Maciço do Baturité FMB tem como missão contribuir para o
desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental do Brasil, a partir da oferta de
cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, articulando de
maneira indissociável o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, bases da Educação
Superior.

OBJETIVOS
O objetivo geral da FMB é promover a educação superior integrando o ensino, a
pesquisa (através da iniciação científica) e a extensão, visando a formação de sujeitos
empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social,
cultural, política e econômica da Região de Baturité e localidades nais quais está
inserida através da oferta de cursos na modalidade a distância.

Objetivos Especificos
A FMB, estabelece os seguintes objetivos especificos:
a) formar profissionais de nível superior, graduação, nas diferentes áreas
de conhecimento, para participar do desenvolvimento da Região do
Maciço do Baturité e da sociedade brasileira;
b) promover o ensino de pós-graduação lato-sensu aberto à participação
da população brasileira, para difundir as conquistas e benefícios
resultantes dos estudos já sistematizados, como também aqueles
gerados na FMB;
c) promover os cursos e atividades de extensão, abertos à participação da
população brasileira, para difundir as conquistas e benefícios resultantes
dos estudos já sistematizados, como também aqueles gerados na FMB;
d) promover, junto à comunidade do Maciço do Baturité, a divulgação de
conhecimentos culturais, científicos e técnicos, já produzidos e
sistematizados, como também aqueles produzidos pela FMB;
e) promover um processo de educação permanente, formação continuada,
ao cidadão, principalmente aos egressos, a partir do ensino de
graduação, de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às
novas condições de participação da sociedade e do trabalho, do
aperfeiçoamento posterior;
f) promover o intercâmbio com instituições congêneres, nacionais e
estrangeiras.

VALORES INSTITUCIONAIS
Reafirmamos, que a Faculdade do Maciço do Baturité – FMB ao cumprir uma função significativa no contexto social em que se situa, atuando como agente de difusão do conhecimento mais elaborado, comprometida com os interesses e necessidades da região e com a sociedade de modo geral. Desse modo, são valores identificados como imprescindíveis para satisfazer as necessidades dos discentes da FMB:

Ética – postura adequada a quem se propõe a dirigir uma Instituição de educação e que implica respeito aos direitos dos outros, na integridade no trato dos recursos/bens, na transparência dos atos administrativos e acadêmicos;
Democracia – como caminho para uma instituição em que a opinião é, via de regra, resultado de uma profunda reflexão e pela representação de seus pares;
Autonomia – assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador e realizador de Entender-se como sujeito porque é capaz de reconhecer-se como objeto, e consolidando seu caráter social e necessário a realização de sua missão;
Solidariedade – concepção de educação com destaque a responsabilidade na construção de um homem mais solidário e um mundo mais humano, compreendendo o ser humano visando seu pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
Respeito à diferença e pluralismo – entendimento da diversidade de pontos de vista e de diferentes formas de abordar o real, a convivência entre os diferentes, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica;
Empreendedorismo – capacidade de fazer as coisas acontecerem com criatividade e motivação. Assumindo um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas. É o despertar para o aproveitamento integral do seu humano de suas potencialidades racionais e
Comprometimento – compromissos com a comunidade em que está inserida, por meio de ações educacionais, desenvolvendo em seus discentes a faculdade crítica e o exercício da cidadania ativa, formando cidadãos responsáveis, capazes de exercer a liderança social, priorizando soluções éticas, criativas e democráticas. Seus processos educativos não apenas se adaptam às inovações, mas integram novas formas ao seu cotidiano.
HISTÓRICO
A Faculdade do Maciço do Baturité tem como mantenedor o Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, CNPJ 12.509.127/0001-10, criado pela Portaria n° 160, publicada no D.O.U. de 4/3/2015, Seção 1, Pág. 8.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, foi autorizado em 05 de março de 2015, Portaria nº 241 do MEC e reconhecido em 25 de setembro de 2017 através da Portaria 1.012 MEC.

O Curso de Bacharelado em Administração, na modalidade presencial, foi autorizado em 05 de março de 2015, Portaria nº 241 do MEC e reconhecido em 25 de setembro de 2017 através da Portaria 1.011 MEC.

O Curso Superior de Bacharelado em Teologia, na modalidade presencial, foi autorizado em 01 de dezembro de 2016, Portaria nº 770 do MEC.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na modalidade presencial, foi autorizado em 31 de maio de 2017, Portaria nº 483 do MEC.

O Curso Superior de Bacharelado em Serviço Social, na modalidade presencial, foi autorizado em 04 de julho de 2017, Portaria nº 676 do MEC.

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, na modalidade presencial, foi autorizado em 27 de setembro de 2017, Portaria nº 1.019 do MEC.

O Curso de Bacharelado em Direito, na modalidade presencial, foi autorizado em 11 de maio de 2018, Portaria nº 329 do MEC.

O credenciamento da FMB na modalidade EaD foi realizado em 28 de dezembro de 2017, através da Portaria nº 1.606 MEC.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EaD, foi autorizado em 08 de janeiro de 2018, Portaria nº 16 do MEC.

O Curso de Bacharelado em Teologia, na modalidade EaD, foi autorizado em 12 de julho de 2019, através da Portaria nº 344 MEC.

Os polos de apoio presencial foram assim credenciados (Tabela anexo ao link):
Tabela 01 – Portarias de Credenciamento dos Polos de Apoio Presencial

Fonte: E-mec público: 2019
O Quadro 01 permite identificar os polos de apoio presencial vinculados à FMB.
O Quadro 01 – Identificação dos Polos de Apoio Presencial

Este é o histórico de criação e de desenvolvimento da FMB até o momento.

MANTENEDORA
O Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, criado em 27 de agosto de 2010 é uma instituição mantenedora da Faculdade do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. Apesar do pouco tempo de fundação, possui um histórico plausível e exemplar no campo da educação superior, dada a sua eficiente atuação e viabilização de implantação de cursos de seus parceiros.

Dessa forma, o IESTEC tem contribuído de modo exponencial para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Maracanaú, município onde está localizada a sua sede, por meio de empregos diretos e indiretos e com a formação continuada de professores da rede pública e privada, assim como da sociedade em geral. No que se refere ao aspecto cultural, o IESTEC tem corroborado para a produção artística e literária tendo em vista o seu apoio incondicional à publicação de livros e eventos culturais no Estado do Ceará.

Como se pode inferir do que foi exposto, o IESTEC tem como principal missão formar profissionais competentes e éticos para a sociedade brasileira, sendo um elemento dinamizador do processo de desenvolvimento social e econômico das regiões onde tem atuado. A implantação de cursos, resultado de suas parcerias com as instituições mencionadas acima, pauta-se, assim, na necessidade de se preparar profissionais para o ensino, para a administração de negócios e demais áreas de conhecimento. A missão maior é, dessa maneira, oferecer novas oportunidades aos jovens e adultos para estudar e/ou renovar seus conhecimentos e, em consequência, ajudar a inserir-se no mercado de trabalho.

O IESTEC não se esquiva de sua responsabilidade social de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Maciço de Baturité, investe recursos financeiros e humanos na oferta de cursos que atendam a demanda dessa Região, ratificando seu esforço ímpar em viabilizar a interiorização do Ensino Superior, democratizando a possibilidade do estudo de nível superior e tecnológico, a uma parcela considerável da sociedade, que se encontra excluída, pelo fato de não ter na região um centro acadêmico de grande porte voltados para a área do ensino e formação continuada;

O IESTEC, a partir de seus esforços, espera ampliar a promoção e a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; a educação integral do cidadão da necessidade de continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação, aperfeiçoamento posterior, pela preservação e difusão dos valores culturais e das conquistas científicas em harmonia com as exigências espirituais do homem. Em síntese, vislumbra-se formar profissionais de nível superior e tecnológico, nas diferentes áreas de conhecimento, para participar do desenvolvimento da sociedade cearense por meio da preparação de profissionais competentes e éticos para o mercado de trabalho desenvolver atividades educativas, culturais, humanistas, técnicas e científicas que beneficiem, especialmente, a população do Maciço de Baturité.

O IESTEC pretende consolidar-se como espaço de construção e produção do conhecimento, num constante aprender a aprender, no qual as experiências de aprendizagem vinculam-se à sociedade e às exigências atuais do mercado de trabalho.

A IES através da realização de sua missão vem investindo em processos de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

Para alcançar esse objetivo a Instituição promove a educação superior integrando o ensino e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da Região do Maciço do Baturité.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Faculdade do Maciço do Baturité – FMB, ciente de sua responsabilidade social, em parceria com o Projeto Educacional Betel – PROJEB e com a Prefeitura Municipal de Baturité, por meio das ações e projetos da Secretaria de Educação do município, contará em suas instalações com a Creche Escola Betel que atenderá mais de 120 crianças oriundas de famílias carentes, propiciando-lhes não apenas educação, mas formação moral e espiritual em prol da cidadania.

A Creche Escola Betel contará com uma brinquedoteca cujo principal objetivo é promover um espaço educativo e pedagógico dos acadêmicos enquanto laboratório de análise, núcleo de apoio pedagógico à educação infantil e intervenção no processo de aprendizagem; a brinquedoteca irá também possibilitar um trabalho inter e multidisciplinar nas áreas do conhecimento, entre alunos e professores do curso de pedagogia, assim como proporcionará um espaço onde as crianças da Comunidade e outros Órgãos e Instituições – Associação de Bairros e até Hospitais – tenham oportunidade de aprender a brincar, participar, desenvolver atividades lúdicas, a criatividade e a sociabilidade;

A Brinquedoteca funcionará como Núcleo de Apoio Pedagógico, podendo os alunos e professores do curso de Pedagogia e outros cursos da FMB realizar:

Observação e Participação do Trabalho do Coordenador da Brinquedoteca;
Observação e Participação do Trabalho do Brinquedista;
Observação e Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
desenvolvidos com a Comunidade Externa;

Participação e Observação, juntamente com professores de diversas disciplinas do comportamento das crianças enquanto brincam;
Utilização do Espaço como Laboratório para o desenvolvimento de projetos
de ensino, pesquisa, extensão e iniciação científica;

Consulta de Materiais para preparação de aulas com Apoio Pedagógico;
Realização e Participação em Oficinas de Capacitação de Brinquedistas.
Assim, a Creche Escola Betel é um espaço que convida a explorar, sentir, experimentar, transformar e criar, objetivando a alegria e fundamentalmente desenvolver a afetividade em meio à magia da espontaneidade. Espera-se com a proposta pedagógica da Creche Escola Betel que a população do Baturité seja diretamente beneficiada com espaços ricos de vivências pedagógicas, Laboratório de Ensino e Aprendizagem, onde a criança é livre para brincar respeitando-se a sua individualidade de criar e aprender.

Corpo Dirigente
Diretor Geral – Edilson Silva Castro

Direção Administrativa – Julyanne Lages de Carvalho Castro

Diretor Acadêmico – Marcizo Veimar Cordeiro Viana Filho

Coordenação Curso de Administração – Gardênia Barroso Lima

Coordenação Curso de Ciências Contábeis – Julyanne Lages de Carvalho Castro

Coordenação Curso de Pedagogia – Antônio Nascimento da Silva

Coordenação Curso de Recursos Humanos – Antônia Olandina Franco Coelho

Coordenação Curso de Serviço Social – Marcos Antônio da Silva

Coordenação Curso de Teologia – Edilson Silva Castro

Secretaria Acadêmica – Márcia Glêdice Ferreira Costa

Bibliotecária – Valnice Sampaio

Coordenação de Pós Graduação – Christian Moreira de Sousa

Coordenação de Núcleo de Pesquisa e Extensão – Joviano de Sousa Silva

Núcleo de Tecnologias da Informação – Allison Thiago Silva Baia