Ticker

16/recent/ticker-posts

Manifestantes invadem igreja em Cuba e pedem para ver o papa


   Manifestantes invadem igreja em Cuba e pedem para ver o papa
Treze dissidentes cubanos ocuparam uma igreja católica em Havana, exigindo uma audiência com Bento XVI quando ele visitar Cuba neste mês.  O Papa é esperado na ilha dia 26 de março.
Os dissidentes querem que o líder da Igreja Católica pressione o governo comunista de Cuba para que liberte os presos políticos e ponha fim à repressão.

A Igreja Católica de Cuba condenou o protesto, dizendo que os lugares de culto não devem ser utilizado para manifestações políticas.
O dissidente William Cepera disse que as oito mulheres e cinco homens entraram na Igreja da Caridade, no centro de Havana, na noite de terça-feira.  Eles estavam em uma área onde os fiéis normalmente não têm acesso.
A igreja foi parcialmente fechada, permitindo a entrada apenas dos peregrinos que vieram para ver a imagem da Virgem da Caridade do Cobre.
“Gostaríamos de falar com o Papa e dizer-lhe que o governo de Fidel e Raúl (Castro) libertou apenas alguns presos, mas muitos outros presos políticos permanecem encarcerados”, disse Cepera.
A Igreja Católica de Cuba tem atuado como mediadora entre os dissidentes e o governo.  Nos últimos anos negociaram, com sucesso, a libertação de 75 prisioneiros políticos.
O porta-voz da Igreja, Orlando Márquez condenou a ação e pediu que o grupo saia imediatamente.
“Ninguém tem o direito de perturbar o espírito de celebração dos fiéis cubanos e de muitos outros cidadãos que aguarda com alegria e esperança para a visita do Santo Padre, Bento XVI, a Cuba”, escreveu ele em um comunicado.
A polícia está vigiando a igreja, mas ainda não interveio.
Papa Bento XVI não anunciou que vá atender os dissidentes durante sua viagem. Contudo, ele se encontrará com o presidente cubano, Raul Castro, em Santiago. Também deve visitar o santuário da Virgem da Caridade do Cobre e viajar para Havana, onde irá celebrar uma missa na praça principal.
Traduzido e adaptado de BBC
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br