Ticker

16/recent/ticker-posts

🛑Secanias🛑 O amigo que todo pregador deseja ter | Por Maelton Sousa

Em um dos momentos mais angustiantes na vida do pregador Esdras, Deus levantou Secanias, a fim de erguer o ânimo do líder de Israel. Esdras não conseguia comer, nem beber água (Ed 10.6), ele chorava prostrado diante da casa de Deus (Ed 10.1), angustiado por causa da transgressão do povo. Secanias, no tocante a tal situação, tomou a palavra e liberou uma mensagem dividida em basicamente três pontos importantes: 
*1. O reconhecimento que todos haviam transgredido (Ed 10.2);*
*2. O chamado a renovação da aliança (Ed 10.3)*: Por mais que a situação seja trágica, quando o povo renova a aliança com Deus, a esperança ressurge, e um novo dia nasce. 
*3. A parte motivacional: “Levanta-te, pois esta coisa é tua incumbência, e nós seremos contigo*; sê forte e age (Ed 10.4). 
  Deus sempre levanta alguém para ajudar, observe: Quando Moisés estava cansado, a ponto de não conseguir levantar mais as mãos em forma de intercessão, em favor de Josué que estava no campo de guerra, Deus usou Arão e Hur para sustentar as mãos de Moisés, um, de um lado, e o outro, do outro (Ex 17.12). Deus levantou Jônatas a fim de ajudar o seu grande amigo Davi, que estava sendo perseguido por Saul (1Sm 18.1,4). O Senhor colocou Eliseu na vida de Elias, em um dos momentos mais apertados no ministério do profeta (1Reis 19.15-21). Jó quando já estava cheio de tantas acusações e de pelejas, parou para ouvir Eliú (Jó 32. 1,2). Estes, e muitos outros foram usados como instrumento para animar os escolhidos de Deus.
 (Maelton Sousa)