Ticker

16/recent/ticker-posts

Pastor Jecer Góis e a História de sucesso do ministério Canaã

Por Carlos Castro - Historiador
Com determinação e oração, o pastor Jecer Goes Ferreira foi direcionado e abençoado
pelo Senhor para levar a todo o Brasil um Evangelho genuíno, primando pela essência da Palavra de Deus. Depois de muitas provações e um testemunho fiel diante do Mestre, Deus mostrou através do seu servo Jecer Goes que a Assembleia de Deus Canaã seria um projeto divino de relevância para o estado do Ceará e o Brasil. A prova disto é que o Senhor continua realizando maravilhas no meio do seu povo.
Havia no coração de Deus o projeto do Ministério Canaã. Porém, a distância entre o sonho e a execução foi longínqua e penosa, e às vezes dolorosa. Mas hoje é uma realidade. A primeira manifestação de Deus acerca do ministério aconteceu em dezembro de 1999, quando o pastor Jecer Goes, fundador e presidente do Ministério Canaã, após ter sido provado da forma como Deus havia planejado para capacitá-lo, recebeu vários convites para cooperar com outros ministérios na cidade de Fortaleza (CE). 
Porém, continuou orando e trabalhando para o Senhor. Na época, um grande homem de Deus e renomado pastor, no dia 28 de dezembro de 1999, usado pelo Senhor, falou em profecia ao humilde servo de Deus dizendo: “Não é da minha vontade que tu vás para onde não estou a te enviar. Te fiz por cabeça e não por pescoço. Eis que ponho diante de ti um caminho e te exaltarei nessa nação”. Logo,ele compreendeu que o Senhor queria usá-lo para algo maior.
O Ministério Canaã foi fundado oficialmente no dia 14 de fevereiro de 2000. De forma desprendida, o pastor Jecer Goes deu início ao trabalho em uma sala do antigo Hotel Colonial, na Av. Beira Mar, em Fortaleza. No primeiro culto, ocorrido no dia 16 de fevereiro de 2000, estavam presentes menos de 30 irmãos. Após 30 dias, o trabalho foi transferido para o Colégio Jemina Gois, no bairro Pan Americano. Lá, os cultos foram realizados na quadra da escola. Passados três meses, a igreja passou a ser sediada em um prédio alugado na Av. do Imperador (esquina com a Av. Domingos Olímpio), no Centro da capital cearense. Todos os que faziam parte daquela obra inicial ficaram “orgulhosos”, pois para eles o imóvel era grande e proporcionava melhores condições de realizar um bom trabalho.
Na verdade, o sonho e a promessa de Deus apenas começavam a se tornar realidade. O prédio que outrora parecia grande, mais precisamente 12 meses depois, já não comportava mais a sua membresia. Foi quando por fé e segurança na promessa de Deus que, depois de um ano e meio servindo ao Senhor naquele local, foi alugado um imóvel em uma quadra de 8 mil m² (oito mil metros quadrados), onde havia funcionado o complexo da fábrica de refrigerantes Antárctica, na Av. José Bastos. A alegria foi tamanha para todos os que faziam a Assembleia de Deus Canaã na época, pois além de comportar cerca de 4 mil pessoas assentadas, o prédio contava com um complexo administrativo com salas para crianças, refeitório e estacionamento. Lá, a sede da igreja funcionou por cinco anos. No período, Deus proporcionou grande crescimento à obra. Muitos milagres aconteceram e o ministério se firmou, gerando credibilidade social e eclesiástica.
A partir de então, Deus mostrou a todos aqueles que não acreditavam no ministério que a Assembleia de Deus Canaã não era apenas um projeto divino, mas uma realidade de que Deus ainda continua sendo o mesmo de ontem. O local ficou pequeno para o grande número de filhos de Deus que se juntavam no auditório reservado aos cultos. Logo as portas foram abertas e a igreja adquiriu um terreno (hoje avaliado em mais de R$ 140 milhões) de uma área de 60 mil m² (sessenta mil metros quadrados) em uma das melhores áreas de Fortaleza, onde foi construído o maior auditório evangélico do Nordeste brasileiro, o Santuário Canaã, com capacidade para 12 mil pessoas
assentadas.A Sede da igreja, onde está instalado o complexo administrativo de seis andares e o grande santuário, localiza-se na Av.Dr. Silas Munguba, nº 5454, no bairro do Passaré.
Com o passar do tempo, vários templos foram construídos na Capital, no Interior do Ceará e em outros estados, e muitos outros estão em construção, após aquisição de terrenos.

Além do investimento em templos, outras congregações funcionam em bons prédios locados. Em relação à obra social, está em andamento a construção do Hospital Evangélico Canaã (HEC) e, em projeto, a Casa do Idoso e o Centro de Recuperação de Drogados. O Ministério Canaã também adquiriu a fazenda Cidade Canaã, em Beberibe (CE), de uma área de 842 ha (842 hectares), onde são realizados batismos em águas, vigílias, retiros e encontros de casais e jovens. Atualmente, outros grandes projetos estão sendo analisados para serem postos em atividade no futuro. A igreja ainda mantém a rádio Ministério Canaã FM 93,5; e o Seminário Teológico Canaã (Setec). O trabalho tem se expandido de forma extraordinária. Hoje, a Assembleia de Deus Canaã conta com 40 mil membros espalhados por Fortaleza e Região Metropolitana e nas cidades do Interior do estado. No momento, a igreja conta com 130 congregações filiadas à Sede, e com projeto para novas frentes de trabalho.
Vale salientar que o critério para se abrir uma congregação é considerado rígido, principalmente neste momento de instabilidade na liderança evangélica brasileira.Não há pressa para a abertura
de igrejas. Antes, o ministério está primando pela qualidade do obreiro, seguindo a máxima de não “abrir igreja por abrir”.O quadro ministerial é formado por pastores ordenados, 40 evangelistas, 50 presbíteros e 500 diáconos, além de um grupo que está sendo preparado com muito esmero, chamado de “aspirantes-eclesiásticos”, para, no futuro, serem usados na obra do Mestre.

Créditos::
Carlos Castro, História das Assembleias de Deus no Ceará.