Ticker

16/recent/ticker-posts

Conheça a História das Assembleias de Deus em Portugal

Os portugueses  José Plácido da Costa (1869-1965) e José de Matos Caravela (1888-1958) deram início às ADs em Portugal. Foram enviados pela AD em Belém do Pará para iniciar aquele trabalho pentecostal - ainda em 1913.

A primeira igreja foi fundada em Portimão (1924) pelo missionário José de Matos, também responsável pelo trabalho em  Algarve,  Santarém e  Alcanhões. Com a ajuda de missionários suecos, como Daniel Berg -  foi estabelecida  a  igreja no Porto  (1930); a evangelista Isabel Guerreiro - em Évora (1932);  o missionário Jack Hardstedt  - em Lisboa (1934).  

Inicialmente a AD em Portugal era apoiada pelo Movimento Pentecostal Sueco, do qual recebia missionários e fundos, mas depois se alinhou com as ADs nos EUA. 

Foi criado o Seminário Monte Esperança (1972). O trabalho expandiu-se para  Angola, Guiné, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste -  que mantém  relação fraterna com as ADs portuguesas. 
A Casa Publicadora  teve início em 1943. A necessidade de literatura de evangelização  e informação levou a AD em Lisboa a utilizar uma  parte do templo para tal objetivo. Foi criado o jornal Novas de Alegria, órgão oficial das ADs. Segue-se a criação da revista infantil  Boa Semente  e novo local mais amplo para a  publicação de livros e folhetos. Em 1979 a editora mudou-se para zona central da cidade de Lisboa. 
A Convenção das ADs em Portugal, com quase 400 igrejas, é a maior denominação  evangélica. Há também igrejas afiliadas na Alemanha, França, Inglaterra, Luxemburgo, Suíça e EUA.  Em 2008 a CADP hospedou o Congresso Mundial das ADs.

1. Congresso de Jovens em Tomar. 1969.
2. Escola Dominical da AD em Évora. Anos 30.
3. Escola Biblica em Lisboa.  1956.
4. Grupo da AD em Trás-os-Montes. 

Fonte:  cadp.pt/