Ticker

16/recent/ticker-posts

Conheça a história do círculo de oração e consagração da AD Caio Prado


Por Daniel Ferreira

O Círculo de Oração tem sido um marco na história das Assembleia de Deus no Brasil. O trabalho nasceu em Recife (PE), no dia 06 de março, de 1942 pela Pernambucana Irmã Albertina Bezerra Barreto. Hoje abrange todo o Brasil em várias denominações e expandiu-se, também, em outros países, como: Argentina, Estados Unidos, Japão, alguns países da África, Venezuela e outros.

 


O NOME “CIRCULO DE ORAÇÃO”

Foi colocado por causa de um folheto que havia sido lido pela irmã ALBERTINA BEZERRA BARRETO cujo texto explicava que a oração era como um círculo nos céus. “Quando oravam lembrou-se da mensagem e disse: vamos circular os céus com nossas orações”. E essa poderosa obra continua circulando não só no Recife, mas em toda nação brasileira, inclusive Caio Prado, pequeno distrito do município de Itapiúna/Ce.



Na Assembleia de Deus Templo Central deste pequeno distrito, os trabalhos de círculo de oração e consagração dão início quando a igreja recebe o Pr. Luiz Nunes (In

memoriam), como pastor presidente do campo de Itapiúna, na época a igreja em Caio Prado era congregação deste município. Ao tomar posse o Pr. Luiz percebe que os trabalhos de círculo de oração e consagração ainda não havia sido implantado, foi ai que ele convidou a irmã Joana Darque Teodosio da Silva para ficar a frente deste trabalho.


 Naquela ocasião a irmã Joana Darc ainda nova convertida e sem experiencias na obra de Deus, não aceitou o convite pois não se achava capaz de assumir este trabalho. Dias depois através de uma irmã que veio do Pará falou em profecia com a irmã Joana Darque acerca da obra de Deus que ela havia de realizar, foi aí que ela aceitou o convite do pastor, foi batizada em águas e consagrada juntamente com a irmã Ivanilde Vieira que era a espoa do supervisor da época Irmão Luiz Gonzaga (In memoriam) para juntas ficarem a frente dos trabalhos de consagração e oração.

Os trabalhos deram início, os irmãos já congregavam em um pequeno espaço alugado no centro de Caio Prado era neste mesmo lugar que as irmãs se reuniam para realizar a consagração que acontecia todas as terça-feira 7:30h. da manhã e o círculo de oração às 14:30h. da tarde. 


Tendo iniciado com um pequeno número de mulheres pois, o número de crentes ainda era bem pequeno, mas podemos destacar a irmã Joana Darque como dirigente, irmã Ivanilde Vieira como segunda dirigente e a irmãs: Iara Rosa Ferreira, Maria José Vidal, Maria da Dores Leoncio Costa, irmã Dinha.



Crédito; Daniel Ferreira é historiador, professor e obreiro da AD Caio Prado.