Ticker

16/recent/ticker-posts

ARTIGO : 11 COISAS A SEREM PENSADAS ANTES DE FALAR MAL DE ALGUÉM

Por Francielio De Freitas Silva

Tiago, 4:11 - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.

1. Quando falamos mal do outro estamos sendo covardes pois não estamos dando ao outro pelo menos o direito de apresentar sua própria versão parante quem o difamamos.

2. Quando falamos mal do outro estamos transgredindo a lei Áurea de Mateus 7:12, ou seja, fazemos com o outro àquilo que não queremos que façam conosco.

3. Quando falamos mal do outro estamos prejudicando a imagem de alguém que Deus pode já ter perdoado mas que dificilmente será perdoada por aqueles diante de quem a difamamos.

4. Quando falamos mal do outro, estamos fazendo o contrário do que nos manda a palavra: ela nos ordena orar, suportar, amar e ajudar o outro, principalmente os fracos e os que caíram em algum pecado.

5. Quando falamos mal do outro estamos semeando o mal e isso certamente não ficará impune, cedo ou tarde Deus trará juízo sobre nos por estarmos em flagrante desobediência a sua palavra.

6. Quando falamos mal do outro estamos emprestando nossa língua para o diabo usar para aquilo que mais lhe apraz: destruir a reputação das pessoas e instalar a contenda entre pessoas que Deus queria que se amassem.

7. Quando falamos mal do outro estamos incorrendo num crime: nossa constituição possui leis severas para quem difama ou denigre a imagem do outro.

8. Quando falamos mal do outro estamos nos colocando como juízes e não como ajudadores e terapeutas do outro.

Francielio De Freitas Silva

9. Quando falamos mal do outro estamos, com nossa atitude, falando muito mais de nós mesmos que do outro, nesse sentido, estamos colocando nossa índole sob suspeita diante daqueles que são verdadeiramente santos e piedosos: não há como falar mal do outro e continuar sendo bem visto por quem realmente conhece e zela para cumprir a palavra de Deus.

10. Quando falamos mal do outro estamos, geralmente, motivados por sentimentos mesquinhos e carnais: ou falamos por desejo de vingança, ou por hábito de falar mal dos outros, ou porque queremos elevar nossa imagem em cima da desgraça do outro, ou, em última instância, estamos dominados pelo ciúme ou inveja do outro.

11. Quando falamos mal do outro estamos fazendo mal uso da língua e dando brecha para o inimigo nos acusar, e isso colide frontalmente com o que diz Tito, 2:8: "linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós".