Ticker

16/recent/ticker-posts

EUA vive apostasia européia com queda no número de cristãos



Via gospel Prime

De acordo com um relatório da Pew Research, apenas 63% dos cidadãos americanos se identificam como cristãos, 10% menos do que em 2011 (73%). Em 2007, o número foi próximo de oito em dez (78%).

Os Estados Unidos estão seguindo o caminho da secularização da Europa Ocidental, à medida que o número de pessoas que se identificam como cristãos continua a cair, em contraste, o grupo de “nenhuma” (ateus, agnósticos ou “nada em particular”) cresce, de 16% em 2007 para 29% agora.

“Os cristãos agora superam os ‘nenhum’ religiosos por uma proporção de pouco mais de dois para um. Em 2007, quando o Centro começou a fazer a pergunta atual sobre identidade religiosa, os cristãos superaram os ‘nenhum’ em quase cinco para um”, disse o Pew Research Center.

Os protestantes, a maior confissão religiosa dos EUA, sofrem as maiores perdas, sendo que há dez anos atrás 50% se identificavam como protestantes, agora apenas 40% o fazem. Por outro lado, atualmente 21% da população se identifica com o catolicismo, com apenas três pontos a menos do que em 2011.

“Atualmente, 60% dos protestantes dizem ‘sim’ quando perguntados se se veem como um ‘cristão nascido de novo ou evangélico’, enquanto 40% dizem ‘não’ ou se recusam a responder à pergunta”, diz o relatório.

Segundo Evangelical Focus, esses dados parecem confirmar que os Estados Unidos seguem o caminho da secularização dos países europeus. Dados recentes mostram que os cristãos na Europa estão perto de cair abaixo da linha de 50%, já que não-religioso já é a principal opção entre aqueles com 25 anos ou menos.

crédito gospel Prime