Ticker

16/recent/ticker-posts

Uma mensagem de Deus no dia internacional das mulheres | Reflexão

Quem julgava Israel nessa época era Débora, uma profetisa, mulher de Lapidote. Jz 4.4

Débora resume neste texto as características fundamentais de uma mulher empoderada.
Seu papel na sociedade nunca será acessório, trivial, secundário. Como é sabido de todos, não era comum uma mulher exercer funções de chefia naquele contexto histórico, entretanto, se Débora o faz, realiza-o em virtude de uma incontestável competência.
Esta mulher sabe quem é, tem consciência do que recebeu de Deus, e em virtude disso sua postura é de sabedoria e prudência. As pessoas vem a ela, os generais e demais líderes de Israel procuram-na na confiança de que dela partirão orientações sábias, a própria Palavra de Deus.
O poder que se revela extraordinário na vida de Débora não deriva de qualquer chancela masculina, é consequência direta da maravilhosa graça. No contexto histórico desta personagem, a autoridade que emanava de sua vida não se limitava aos assuntos do seu lar, Débora era simultaneamente Juíza, Conselheira e Estrategista, funções que realizava para o bem-estar da nação. Somente uma mulher cheia da autoridade divina, consciente de seu imprescindível papel social, denunciará em ato, como o machismo de muitos é ridículo e perverso.
É necessário finalizar está reflexão lembrando que cada mulher pode ser o que quiser, líder, conselheira, guerreira, e até mesmo esposa e mãe. Reduzir as filhas de Deus a uma função coadjuvante na história é uma afronta a todo plano divino traçado desde a eternidade para cada filha de Eva. Não devemos nos preocupar se surgirão mais mulheres, corajosas e sabedoras de seus papéis, como Débora - estas já estão por aí, o universo feminino é prenhe delas. Por outro lado, devemos clamar diuturnamente por uma sociedade como aquela de Débora, na qual não seja um espanto para ninguém uma mulher governar; uma coletividade que não se escandalize com uma mulher profetiza ou juíza. Oremos por um mundo em que cada menina, moça ou mulher, possa ser tudo o que o Eterno sonhou que elas sejam.
Parabéns a todas mulheres que professam a fé no senhor Jesus e em especial minha esposa Janair Morais Barros mulher guerreira e que muito tem me ajudado !

Pr Luiz Carlos Barros 
Secretário adjunto da Conadec