Ticker

16/recent/ticker-posts

Conheça a biografia do Pastor do Dr. MORRIS CERULLO (1931-2020)

Missionário, evangelista e pregador norte-americano da cura pela fé. Em seu ministério, pregou em mais de 400 cidades de 93 nações. 

Nascido no dia 2 de outubro de 1931, na cidade de Passaic (Nova Jérsey) - Estados Unidos da América. Nasceu dentro de uma família russo-judaica e italiana, e após ficar órfão aos dois anos de idade, foi criado em um orfanato judaico ortodoxo em Clifton (Nova Jérsey). Uma mulher cristã que trabalhava no orfanato evangelizou-o e deu-lhe um exemplar do Novo Testamento. Este ato causou a demissão dela. Cerullo deixou o orfanato aos 14 anos e foi sobrenaturalmente conduzido à mulher que havia lhe ajudado, e ela o levou para casa dela.

Ele começou a frequentar a igreja Full Gospel (Evangelho Completo), e logo recebeu o batismo no Espírito Santo e sua chamada para pregar o evangelho. Aos 15 anos, ele pregava de três a quatro vezes por semana em igrejas locais. Aos 17 anos, ele recebeu uma bolsa de estudos e se formou na Escola Bíblica Metropolitana de Nova York em Suffern, Nova York. Ele também recebeu dois doutorados honorários do Florida Beacon College e da Oral Roberts University. Após oito anos de ministério, ele fez sua primeira viagem missionária no exterior para a Grécia, e assim nasceu seu ministério internacional.

Cerullo foi ordenado pelas Assembleias de Deus norte-americanas no início dos anos 50, e em 1956, começou seu ministério de cura. No início, ele atuou junto ao Ministério Voice of Healing (Voz de Cura), e passou a ter ligações estreitas com a Full Gospel Businees Men's Fellowship International, a Adhonep norte americana. 

Cerullo foi casado com Theresa Cerullo, com a qual teve três filhos: David, Susan e Mark. Dentro do MCWE, Theresa serviu como secretária corporativa, gerente de escritório, impressora, contadora, recepcionista, gerente de pessoal, coordenadora de cruzada, diretora da Escola de Ministério, oficial de desenvolvimento, pregadora, professora, guerreira de oração e conselheira espiritual e pessoal de Dr. Morris Cerullo. É a presidente do Morris Cerullo World Evangelism (MCWE). 

Dr. Morris Cerullo dedicou-se a treinar pessoas para alcançar seu próprio país, conduzindo Escolas de Ministério em todo o mundo. Também voltou-se, desde 1967, a trabalhos com o Oriente Médio e Israel. O ministério forneceu ajuda humanitária à Etiópia, assistência médica na África Oriental e ajudou na construção de orfanatos no México. A base do MCWE está localizada na cidade de San Diego, e possui outros escritórios em Dallas, Londres, Ontário e Paris, com mais de 100 funcionários. Na Sede do Ministério em San Diego, é realizada anualmente uma escola para treinamento de pastores. Vários pastores das Assembleias de Deus estudaram em sua escola de evangelismo, tais como Kemuel Sotero Pinheiro e Gineton Alencar.

Para setores pentecostais e neo pentecostais, as cruzadas ao redor do mundo e os alegados milagres tornaram Morris Cerullo um "gigante da fé" e uma das pessoas "que causaram um impacto significativo no mundo por meio do poder do Espírito Santo". Por isso, recebeu o prêmio Lifetime Global Impact, em maio de 2015, através do presidente da Oral Roberts University, Dr. William Wilson, e pelo Superintendente Geral da Assembleia de Deus dos Estados Unidos, Dr. George O. Wood, no Congresso Global Empowered 21, em Jerusalém, Israel. 

Cerullo tornou-se um pregador bastante conhecido no Brasil, tendo feito suas primeiras cruzadas na década de 60. O jornal Mensageiro do Paz noticiou os eventos realizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e outros. Nessa época, realizou a maior concentração de evangelização e cura divina, no Parque de Exposição Menino Deus, em Porto Alegre (RS). A assistência foi de mais ou menos 50 mil pessoas. Em 1968, pregou na Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, realizada na AD em Fortaleza (CE). Retornou ao Brasil em 1983, para realizar uma série de cruzadas evangelísticas de curas e milagres, estendendo-se de 13 de novembro daquele ano a 29 de janeiro de 1984. Pregou em outra convenção da CGADB, na cidade de Anápolis (GO), em janeiro de 1985. Também esteve pregando em 1999, na Convenção Nacional da ADHONEP, realizada no Riocentro (Rio de Janeiro). 

No final da década de 1980, após os escândalos que abalaram o ministério de Jim Bakker, outro famoso televangelista, Cerullo comprou seu canal de TV cristão, rebatizado como The Inspiration Networks. Em 2012, os registros anuais da empresa mostravam receitas totais de $ 94 milhões, dos quais quase $ 40 milhões vieram de doações. Do total, $ 91 milhões foram gastos em despesas.

Ainda que já tivesse realizado vários eventos no Brasil, Cerullo ganhou maior atenção pela sua associação com o pastor Silas Malafaia. Entre as polêmicas, os televangelistas foram criticados pela Teologia da Prosperidade, com promessas de bençãos financeiras e pedido de doações. 

O MCWE deu início ao Morris Cerullo Legacy and Training Center em San Diego, para treinar evangelistas de todo o mundo. Também abriu um resort com tema religioso e centro de conferências de $ 200 milhões em San Diego.

Dr. Cerullo morreu no dia 11 de julho de 2020 em San Diego, aos 88 anos, de complicações de uma pneumonia. Deixou sua esposa, Theresa, os filhos David e Susan, sete netos e nove bisnetos.

FONTES: Wikipédia e Dicionário do Movimento Pentecostal.